O PODER DAS COMUNIDADES
Estar em grupo e pertencer a um “clube” de pessoas direciona diferentes tipos de inovação. Pares se fortalecem em pequenas comunidades digitais, usuários geram conteúdos para pessoas com interesses similares, surgimento redes sociais descentralizadas que estão reinventando a conexão e a comunidade. Se sentir pertencente a um grupo impulsiona a conexão de pessoas em busca da mesma realidade.
TERRITÓRIOS DE FUTURO
Peer Power
Pares se fortalecem em pequenas comunidades digitais. Existe uma crescente adoção de serviços peer-to-peer (P2P), quando dois indivíduos interagem diretamente entre si, sem a intermediação de terceiros, em alguma uma plataforma descentralizada. Em um contexto em que a confiança na autoridade está esgotada e onde as fontes tradicionais de apoio, não conseguem oferecer ajuda suficiente, os consumidores estão se voltando uns para os outros.
Z Investing
A Geração Z está entrando em um novo mundo de fintechs e aplicativos bancários, plataformas e serviços estão sendo projetados para ajudá-los a investir na era moderna. As plataformas garantem que os jovens consumidores sejam capazes de se preparar para o futuro no atual cenário financeiro em constante mudança. A visão de futuro tem uma curva de aprendizado e mais consumidores estão buscando que a alfabetização financeira seja abordada no sistema educacional para melhor lidar com esse tema.
Sentiment Driven
O monitoramento dos sentimentos nas mídias sociais tem a oportunidade de entender melhor a mentalidade do consumidor e prever tendências em comportamentos de compra, e também para descobrir como gerar receita com influenciadores individuais. Outra perspectiva crescente é que as contas mais populares no TikTok hoje são pessoas e influenciadores, não marcas. O modelo TikTok deve se tornar um grande potencial de fonte de receita, com transmissões ao vivo para mostrar eventos e oferecer vendas personalizadas, podendo aumentar a fidelidade com plataformas de comércio social como o TikTok Shop.
Seamless
Content
Todos nós na atualidade estamos acostumados a utilizar diversas plataformas de forma simultânea. Quem nunca viu um vídeo no TikTok, depois viu um conteúdo similar no Instagram e acabou indo para o Spotify para ouvir uma playlist conectada com as músicas presentes nos conteúdos vistos no TikTok e instagram? A fluidez com que nós navegamos de uma plataforma para outra pode ser uma oportunidade para construção de narrativas, produtos e serviços que se aproveitam desse consumo fluído e com pouco atrito que fizemos de plataforma em plataforma.
Ultra
Verticais
As microcomunidades que se unem em torno de um assunto específico e a crescente influência cultural ganha cada vez mais destaque no mercado de consumo. Quanto mais específico for o seu interesse, mais genuíno ele parecerá. Como o conteúdo passa a depender cada vez menos do contexto, os usuários que já estão informados sobre várias histórias e subculturas sobrepostas. Com os algoritmos mudando o foco para interesses compartilhados, os fandoms estão se tornando guias turísticos, conduzindo as pessoas ao longo das plataformas, se tornando uma oportunidade de inserção para as marcas se posicionarem em nichos que estejam alinhados com sua narrativa.
Star
Streamers
O mundo dos streamers cresce de forma significativa globalmente, principalmente no Brasil. Nosso país já conta com fenômenos como o Gaulês e o Casimiro, que já possuem uma audiência superior a grandes veículos de mídia tradicional. Antigamente utilizada pelo público gamer, atualmente avança para diferentes nichos. Da perspectiva de negócio, a monetização dos canais das plataformas de stream ocorrem de diversas formas, mas principalmente a partir da doação espontânea de quem assiste, cabe aos negócios e marcas investigarem como se inserir neste mercado além do modelo tradicional de publicidade.